quinta-feira, 11 de novembro de 2010

1ª FESTA DO BERRO-ORTIGUEIRA



Realizado nos dias 06 e 07 de novembro, no CTG Tropeiros das Queimadas, o evento deverá entrar no calendário das grandes feiras agrícolas, organizado pelo Sindicato Rural de Ortigueira, liderados pelo Sr Ricardo de Geus e sua esposa Ivanize, e com o apoio do Rotary Club, atraiu um grande numero de visitantes a empresa DHL de Ponta Grossa participou como convidada, stand e máquinas atraíram muitos agricultores da região, na oportunidade foi entregue as chaves do trator BH180 ao Sr. Joel Jose Sovisnki, da fazenda São José da cidade de Imbau-PR, que esteve presente ao evento juntamente com sua família.
Animado por duplas sertanejas, almoço e jantar, tendo no cardápio saborosos pratos, como carneiro e cabrito, a festa teve uma organização que não deixou nada a desejar em relação a grandes eventos.
Em reunião com os expositores, presidida pelo Sr Ricardo de Geus, vários assuntos foram abordados, com sugestões de melhorias que serão efetuadas, para que as próximas edições tenhamos tanto sucesso e bons negócios como foi esta Primeira Festa do Berro.

Quatro pessoas são atingidas em briga com arma e facas em Ortigueira

Foto Ilustrativa

De Portal do Paraná

Em Faxinal, por volta das 20:30 horas desta quarta-feira (10), a equipe de Polícia foi informada pela Central de Operações da 2ª Cia PM, que no assentamento do MST na fazenda Brasileira, em Ortigueira, havia ocorrido dois homicídios e que as vítimas estavam sendo trazidas para o Hospital São Luiz na cidade de Faxinal, A equipe deslocou ao Hospital, onde identificou as seguintes pessoas: Jones Francisco Jacó Gotz, 28 anos, que estava em óbito devido a um golpe de faca que recebeu na região do abdômen;Tiago Adilson Gotz, 31 anos, que estava ferido por um golpe de faca na orelha esquerda;Valderi Antonio da Silva, 46 anos, com dois ferimentos no tórax e um na cabeça (região frontal) causados por disparos de arma de fogo, mas que ainda apresentava sinais vitais;Arno Bruno Gotz, de 62 anos de idade, que no hospital, relatou para a equipe que estava sendo ameaçado pela pessoa de Valderi, que estava em posse de uma faca quando seu filho Tiago tentou intervir e acabou recebendo um golpe de faca na orelha esquerda, desferido por Valderi, momento em que seu outro filho, Jones, também recebeu uma facada no abdômen de Vandeir da Silva, filho de valderi, que após desferir a facada evadiu se do local; Que seu filho Jones, mesmo ferido, efetuou três disparos de arma de fogo contra Valderi, que acertou dois tiros no tórax e um na testa dele; Que após repassar essas informações para a equipe, o Sr. Arno entregou um revolver/Taurus, calibre .32, nº 603490, com seis cartuchos deflagrados, que segundo ele foi utilizado por seu filho Jones para atirar em Vanderi.

A equipe apreendeu a arma e a entregou na DP. Que compareceu no Hospital uma equipe da Policia Civil, que recebeu o corpo de Jones, bem como todas as informações colhidas por essa equipe.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Escola Itinerante no Paraná constrói parque para as crianças 29 de setembro de 2010


A Escola Itinerante Caminhos do Saber, localizada no acampamento Maila Sabrina, no município de Ortigueira, no Paraná, esteve concentrada, dos dias 21 a 24, na construção de um parque feito com materiais alternativos para a comunidade e para a escola.

A construção do parque partiu da iniciativa do coletivo de educadores e da comunidade e contou com o apoio da Prefeitura para ajudar na prática pedagógica dos educandos, e para o divertimento tanto das crianças como de todos os acampados.


Por Geani Paula Souza

Boas Histórias

O nome da serra: tudo começou com um cadeado na porteira

O nome da serra: tudo começou com um cadeado na porteira

Foto: Studio Milton Dória
Loteador de terras nos idos dos anos 50 e 60, Chepli Tanus Daher Filho conheceu o dono da propriedade na região da serra que usava um cadeado na porteira

Passagem obrigatória para quem sai de Londrina rumo a Curitiba e às praias catarinenses, a Serra do Cadeado já foi sinônimo de aflição. Muita gente tinha receio das curvas sinuosas que caracterizam o trecho da BR-376 que vai de Mauá da Serra a Ortigueira.

Parte da Serra Geral, no segundo planalto paranaense, com altitudes que variam de 750 a 1.300 metros, a Serra do Cadeado exibe - além de sítios geológicos e uma grande diversidade de samambaias - trechos realmente perigosos, como demonstram as cruzes à beira da rodovia.

Mas de onde vem esse nome inusitado, Serra do Cadeado?

História completa Extensão e Cultura
CLIK E ENTRE

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Agência Brasil - Arabe destaca mel de Ortigueira

Mel paranaense para os árabes

Camara de Comercio Árabe Brasileira

Mel paranaense para os árabes

Responsável por 6% da produção do doce no Paraná, a cidade de Ortigueira quer vender para os Emirados. No município, uma associação chamada Apomel congrega os apicultores e exporta.

Isabela Barros isabela.barros@anba.com.br
São Paulo - Os apicultores de Ortigueira, a 250 quilômetros de Curitiba, garantem que não há mel mais saboroso do que o produzido lá. E prometem, ainda em 2010, recuperar o posto de maior cidade produtora do alimento no Brasil, perdido na década de 80. E com direito a exportar para mercados como os Emirados Árabes. A meta é da Associação de Produtores de Mel de Ortigueira (Apomel), que lidera o movimento pelo doce das abelhas do interior do Paraná. Com 50 associados, a Apomel responde hoje por 90% da produção total do município, 6% do estado e 0,6% do país. O Paraná é o segundo no ranking nacional de produtores, com 4,6 mil toneladas anuais, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul, com 7,3 mil toneladas. Ao todo, o Brasil tem cerca de 350 mil apicultores. Juntos, eles produzem 50 mil toneladas de mel por ano.

Divulgação Divulgação

Associação investe na qualidade do mel

Como a Apomel pretende chegar lá? Reforçando missões comerciais nos mercados interno e externo e investindo numa pesquisa de análise da qualidade do mel ortigueirense. O estudo será desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, com a participação do Sebrae/PR, Insituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O objetivo é mapear o produto, especificando características como a cor e o teor mineral, por exemplo. "Está prevista uma verba de R$ 170 mil para este trabalho, que será executado em 2010 e 2011", explica o consultor do Sebrae/PR e gestor do projeto do mel do município de Ortigueira, Fabrício Pires Bianchi. "Sempre soubemos que o nosso mel é o melhor do Brasil. A diferença é que agora teremos isso comprovado e escrito", diz a presidente da Apomel, Ana Mozuski Kutz.

Ela mesma uma defensora do doce, que consome todos os dias no café da manhã, de preferência com pão, Ana conta que a associação foi fundada em 1984, contando inicialmente com 30 associados. "Queremos chegar a 150 apicultores ainda em 2010", diz. No futuro, o plano é transformar a Apomel numa cooperativa, o que também seria um estímulo às exportações. Segundo Ana, os principais clientes externos da Apomel são a Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e França. Possíveis compradores árabes são bem-vindos. "Temos interesse demais em fechar negócio com esses países", afirma.

No que depender da Prefeitura de Ortigueira, o objetivo de Ana não está muito longe de ser alcançado. Em abril, uma missão comercial com representantes do município rumo à China fará uma escala nos Emirados Árabes só para fazer contatos e tentar fechar negócios. "Também estamos de olho em parcerias com empresários da Síria", explica o secretário de Indústria e Comércio da cidade, Geraldo Magela Fraga do Nascimento.
Fonte: www.anba.com
ENVIE SUA MATÉRIA. EMAIL: ORTIGUEIRANEWS@GMAIL.COM ".